Seja bem vindo!

Entre e navegue conosco!

domingo, 5 de setembro de 2010

Santos -> Bertioga

Finalmente, após uma semana inteira de vento sul e chuva, conseguimos, no dia 11 de abril, as 8 hs, sair de Santos. Quando se sai do Iate Clube de Santos, normalmente, viramos à esquerda para ir ao mar. Nós decidimos virar à direita, passar todo o porto de Santos, que é enorme, para entrar no Canal de Bertioga. Explicando: Guarujá fica na Ilha de Santo Amaro. Existe um canal por dentro dessa ilha que tem uma saida para o mar, em Bertioga.
Este canal tem duas pontes. Uma, que passam trens de carga e outra da rodovia para Guarujá. A ponte dos trens de carga se eleva para barcos com mastro passarem. Pelo Iate Clube de Santos, é possível avisar aos controladores dessa ponte que iremos passar. A outra ponte é fixa, mas alta. Dizem que tem 15 metros. Não acreditei. Mas, passamos tranquilos e com sobra. O BLUE tem aproximadamene 12 metros da linha d'agua até o topo do mastro.
Quando chegamos na ponte da estrada de ferro, tivemos que aguardar. Em seguida, passaria um trem, que fotografamos. Filmamos a elevacão da ponte. Depois fizemos todo o canal sem problemas. Claro que em todos os canais, temos que fazer as curvas sempre por fora, porque é nessa parte que as profundidades são maiores. Além disso, devemos observar as marés do local para, no caso de pontes passarmos com marés baixas e no caso de baixios passar com marés altas.
Chegamos em Bertioga aproximadamente 13:30 horas. Como não queríamos chegar em Ilhabela durante a noite, resolvemos pernoitar no canal e seguir pela manhã.
Voltamos um pouco no canal e conseguimos uma poita numa marina, para pernoite. Foi bom, porque a correnteza era muito grande. Neste canal existem muitas marinas.