Este canal tem duas pontes. Uma, que passam trens de carga e outra da rodovia para Guarujá. A ponte dos trens de carga se eleva para barcos com mastro passarem. Pelo Iate Clube de Santos, é possível avisar aos controladores dessa ponte que iremos passar. A outra ponte é fixa, mas alta. Dizem que tem 15 metros. Não acreditei. Mas, passamos tranquilos e com sobra. O BLUE tem aproximadamene 12 metros da linha d'agua até o topo do mastro.
Quando chegamos na ponte da estrada de ferro, tivemos que aguardar. Em seguida, passaria um trem, que fotografamos. Filmamos a elevacão da ponte. Depois fizemos todo o canal sem problemas. Claro que em todos os canais, temos que fazer as curvas sempre por fora, porque é nessa parte que as profundidades são maiores. Além disso, devemos observar as marés do local para, no caso de pontes passarmos com marés baixas e no caso de baixios passar com marés altas.
Chegamos em Bertioga aproximadamente 13:30 horas. Como não queríamos chegar em Ilhabela durante a noite, resolvemos pernoitar no canal e seguir pela manhã.
Voltamos um pouco no canal e conseguimos uma poita numa marina, para pernoite. Foi bom, porque a correnteza era muito grande. Neste canal existem muitas marinas.
Oi Moura e Eliandra.Espero que esteja tudo bem com vcs. Legal esta navegada pelo canal de Bertioga. Qual a profundidade média no canal?
ResponderExcluirAbraços
Julio: Profundidade em média, uns 3 metros.
ResponderExcluirTranquilo.
Abracos.